segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Situação de Aprendizagem TERRA E UNIVERSO – PLANETA TERRA

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
TERRA E UNIVERSO – PLANETA TERRA

CARACTERISTICAS E ESTRUTURAS

Tempo previsto: 4 aulas
Competências e habilidades: Ler e interpretar imagens e modelos representativos do planeta Terra, fazendo estimativas de suas dimensões.
Estratégias de ensino: analisar e interpretar textos verbais e não verbais, construção da HQ.
Recursos: vídeo (pré-sal), textos sobre a estrutura da terra, cópias dos quadrinhos para produção dos alunos, imagens.
Sondagem: João tem um amigo no Japão e após assistir uma reportagem sobre a produção de petróleo no pré-sal, pensou, seria  possível cavar um buraco até Japão?
   
a. Você acha que Joãozinho conseguira chegar até o Japão para visitar seu amigo? Justifique
b. Como seria o percurso dessa viagem?
c. O que ele pode encontrar no caminho?   


Problematização:  











Após observar as imagens seria possível concluir a viagem ao centro da Terra? Justifique.  

        
Contextualização:

Apresentação do vídeo sobre o pré sal.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=z2Gx1_X_HgY#t=12
www.brasilescola.com/brasil/présal.htm

A.    O que é pré-sal?
B. Em qual camada da Terra fica o pré-sal?

Leitura e análise de texto

O planeta por dentro e por fora
O solo que você pisa; as rochas que modelam as montanhas; o fundo dos rios, lagos e mares: tudo isso é apenas uma fina "casca" do imenso planeta que é a Terra.
A Terra
A Terra tem forma aproximadamente esférica e é achatada nos polos. Sua estrutura interna é dividida em crosta terrestre, manto e núcleo.


A crosta terrestre é a camada mais superficial. É o nosso chão, ou seja, a parte do planeta sobre o qual andamos, vivemos, construímos as nossas casas. Nos continentes, sua espessura pode ter de 30 a 80 Km; já no fundo dos oceanos varia entre 5 e 10 km.
O manto fica abaixo da crosta terrestre, possui quase 3000 km de espessura. É formado por material semelhante ao da crosta terrestre, submetido a pressão intensa e à temperatura elevada. O manto possui partes menos rígidas, de consistência pastosa, formada por rochas derretidas. A temperatura do manto aumenta com a profundidade e deve variar entre cerca de 1000ºC e 3000ºC ou mais, na parte mais funda. A parte do manto formada por rochas derretidas é chamada de magma. Quando um vulcão entra em erupção, o magma é expelido e passa a ser denominado lava.
A parte mais externa do manto juntamente com a crosta terrestre formam a litosfera (palavra que vem do grego: lithos significa "pedra" e sphaira, "esfera"; "esfera de pedra").
O núcleo localiza-se na parte central da Terra, abaixo do manto, com cerca de 3400 km de espessura. O núcleo pode ser dividido em duas partes. A parte de fora, chamada núcleo externo, é líquida, sendo formada principalmente de ferro e níquel derretidos. A parte de dentro, o núcleo interno, contém principalmente ferro sólido. A temperatura no centro do núcleo interno deve ultrapassar os 5 000ºC.

fonte: www.sobiologia.com.br/conteudos/Solo
Avaliação: Processual, observando a participação dos alunos para as questões propostas e a produção textual de uma narrativa. 
Recuperação: Elaboração de uma HQ. Os alunos poderão usar o modelo em anexo e completar as falas ou podem usar a imaginação e produzirem sua própria história em quadrinhos.

Minha fantástica viagem ao centro da Terra












Após a leitura dos textos, escreva uma história contando como seria sua viagem ao centro da Terra. 
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2 comentários:

  1. Valeu Carmen a alteração ficou ótima!!!
    Fabi.

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  2. Olá,
    Para enriquecer esta situação de aprendizagem tem o filme "Viagem ao centro da Terra" que narra a viagem de cientistas ao centro da Terra e mostra a passagem pelas camadas até chegar ao centro do planeta. É bastante interessante!!!!!

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